Injeção Intravítrea

A injeção intravítrea é uma injeção realizada dentro do olho, em uma região chamada vítreo, parte central do olho. Esse procedimento é necessário para algumas doenças como Doença Macular Relacionada à Idade forma exsudativa, Oclusão de veias da retina (trombose das veias da retina) com edema macular, Retinopatia diabética com edema macular, edema macular cistóide, entre outras. A injeção é realizada, na maioria das vezes, em centro cirúrgico, onde se faz a assepsia e antissepsia do olho e é feita a anestesia tópica. É aplicada a injeção através de uma região do olho chamada pars plana, a uma distância de 3,5 a 4mm do limbo. Após a injeção não há necessidade de tampão e é passado para o paciente antibiótico em colírio por 1 semana. São duas as principais classes de drogas que podem ser aplicada: Anti-VEGFs e corticoides. O anti-VEGF é a classe de droga mais aplicadas e no mercado há três drogas dessa classe: aflibercept(Eylea), ranibizumabe(Lucentis) e bevacizumabe(Avastin). O médico escolherá a droga a ser aplicada dependendo do histórico da doença do paciente e dos custos das drogas. Os corticoides também são utilizadas em alguns casos. As drogas dessa classe são duas: triancinolona e a dexametasona. A dexametasona tem um dispositivo de liberação lenta que pode ser implantado dentro do olho, o nome comercial é Ozurdex. Ele tem a duração de cerca de 3 meses e causa menos efeitos colaterais do que os corticoides que não tem esse sistema de liberação lenta.

Efeitos colaterais graves das injeções intravítreas são raros. Os mais comuns são vermelhidão ocular(hemorragia subconjuntival) e a visualização de pontinhos, ambos somem em questão de dias. Os efeitos colaterais mais sérios são: aumento da pressão ocular, glaucoma, hemorragia vítrea, descolamento de retina e infecção ocular (endoftalmite). Como dito, são bem raros de acontecer.

Concluindo, a injeção intravítrea é um procedimento bem seguro e tem benefícios grande para muitos pacientes. São drogas relativamente recentes e está se desenvolvendo novas medicações para ajudar os pacientes a enxergarem melhor, e logo terem melhor qualidade vida.

FALE CONOSCO

SANTA LÚCIA