Cirurgia para Descolamento de Retina
Cirurgia para Descolamento de Retina

O princípio da cirurgia é fazer com que a retina cole e a rotura, que deixou o líquido entrar, seja bloqueada através da cicatrização do tecido ao redor da rotura. Isso faz com que não entre mais líquido através daquele buraco e a retina se mantenha colada. Para que isso seja realizado, a retina que estava afastada do EPR tem que se aproximar dele, pois somente assim há possibilidade de haver a cicatrização. Três métodos podem ser adotados: a vitrectomia, a introflexão escleral ou a retinopexia pneumática. Com a primeira técnica, o vítreo é retirado e o liquido que estava atrás da retina é aspirado, fazendo com que a retina se desloque para perto do EPR. Laser é aplicado ao redor da rotura, causando a cicatrização.
Com a segunda técnica, o cirurgião coloca uma faixa de silicone pressionando o olho por fora, levando o EPR para mais perto da retina descolada. É realizado, na área da rotura, a crioterapia ou laser, que irá proporcionar a cicatrização. Na retinopexia pneumática, é colocado um gás dentro do olho que pressionará a retina em direção ao EPR. Crioterapia ou laser também é aplicado nesse procedimento. Todas essas cirurgias têm vantagens e desvantagens e a indicação terá de ser individualizada, dependendo do local da rotura, da idade do paciente, entre outros.

Os outros tipos de descolamento de retina, tracional e seroso, são menos comum, mas também levam a perda de visão. Lembrando que no descolamento regmatogênico, explicado acima, uma rotura deixa o líquido entrar dentro da retina. No descolamento tracional, há uma fibrose dentro do olho puxando e descolando a retina. Na maioria das vezes acontece por retinopatia diabética. A cirurgia de preferência, nesses casos, é a vitrectomia, e consiste em tirar essa tração. Já o descolamento de retina seroso acontece por uma produção de líquido excessivo por trás da retina, geralmente ocasionado por doenças inflamatórias. O tratamento é clínico na maioria das vezes.

FALE CONOSCO

SANTA LÚCIA

R. Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 65, 7o andar
Santa Lúcia – CEP 29056-295
Vitória – ES

centro

Rua Henrique Coutinho, 14
Bairro Parque Moscoso, CEP 29018-260
Vitória – ES

FALE CONOSCO

Santa Lúcia

R. Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 65, 7o andar
Santa Lúcia – CEP 29056-295
Vitória – ES
Centro
Rua Henrique Coutinho, 14
Bairro Parque Moscoso, CEP 29018-260
Vitória – ES