Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

A cirurgia de catarata se modernizou bastante nos últimos anos.
Hoje podemos oferecer aos pacientes que operam conosco a tecnologia de microcirurgia de catarata.

O que nos viabiliza realizar tal cirurgia é o facoemulsificador, aparelho moderno que possibilita realizar o procedimento fazendo apenas uma pequena incisão na córnea, não necessitando realizar sutura na grande maioria dos casos. Nessa cirurgia, é inserido um instrumento da espessura de uma caneta BIC através da córnea, que é a “tampa do olho”. Esse instrumento é conectado ao facoemulsificador, é capaz de quebrar a catarata em pequenos pedaços e aspirar os fragmentos. Isso torna a cirurgia rápida, eficaz e segura.

Após a remoção da catarata, uma lente intraocular artificial é inserida dentro do olho. A tecnologia das lentes intraoculares evoluiu muito nos últimos anos. Assim, ela pode ser monofocal, tórica, bifocal, trifocal ou trifocal tórica. Vamos falar um pouco a respeito de cada uma.

As lentes monofocais podem ser nacionais ou importadas. Elas conseguem corrigir apenas a visão para longe caso não haja astigmatismo corneano. Portanto, caso o paciente tenha algum astigmatismo causado pela córnea, a visão para longe não é totalmente corrigida, restando um resquício de grau. Nesse caso, as lentes tóricas conseguem corrigir o grau para longe totalmente, pois conseguem corrigir o astigmatismo corneano além da miopia ou hipermetropia.

Observe que nenhuma dessas duas lentes conseguem corrigir o grau para perto, ou seja, o paciente continuaria dependente de óculos para perto. Para isso, temos as lentes bifocais e trifocais no mercado, que conseguem corrigir a visão para longe, caso não haja astigmatismo corneano, e para perto. As lentes bifocais corrigem para longe, caso não tenha astigmatismo corneano significativo, e para perto ou intermediário. Ou seja, com uma lente bifocal a visão pode ficar excelente para longe e para pertinho, mas a visão intermediária pode não ficar tão boa. Outra lente bifocal pode dar a oportunidade da visão para longe e intermediária ficarem excelentes, mas a acuidade visual para pertinho não fica tão boa. Já as lentes trifocais possibilitam a correção da visão para longe, intermediário e perto pelo fato de ter os três graus nela.

Veja que as lentes bifocais e trifocais corrigem a visão para longe e para perto, porém se o paciente tiver astigmatismo corneano importante seria necessário ser implantada lente trifocal ou bifocal tórica, que é um outro tipo de lente que corrige o grau para longe mesmo na presença de astigmatismo, para perto e intermediário. Além da cirurgia e da lente intraocular é necessário o exame pré-operatório com aparelhos de alta tecnologia, como um biômetro de coerência óptica(Lenstar ou IOL máster) e um tomografia de córnea(Pentacam ou Orbscam). Na oftalmoclínica Vitória podemos oferecer toda essa tecnologia de aparelhos e lente intraoculares com profissionais com muita experiência na área.

FALE CONOSCO

SANTA LÚCIA

R. Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 65, 7o andar
Santa Lúcia – CEP 29056-295
Vitória – ES

Centro

Rua Henrique Coutinho, 14
Bairro Parque Moscoso, CEP 29018-260
Vitória – ES

FALE CONOSCO

Santa Lúcia

R. Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, 65, 7o andar
Santa Lúcia – CEP 29056-295
Vitória – ES
Centro
Rua Henrique Coutinho, 14
Bairro Parque Moscoso, CEP 29018-260
Vitória – ES